+55 51 3110.8979 | +55 51 99937.7112

Longevidade dos Pets e a Doença Renal Crônica

Com a melhoria dos cuidados dedicados aos pets, cães e gatos tem cada vez mais aumentado a sua expectativa de vida.

Com isso, algumas doenças passam a se tornar mais comuns e infelizmente detectadas de forma tardia, o que reduz muitas vezes as alternativas de tratamentos. Uma delas e que cada vez está mais frequente nos consultórios, é a Doença Renal Crônica (DRC). Condição marcada por diferentes causas, que pode acometer cães e gatos de todas as idades, mas principalmente animais acima de 10 anos, que têm 81% de chances de apresentar algum sintoma.

Sendo assim, torna-se cada vez mais importante a prática da medicina preventiva e adoção de visitas regulares ao médico veterinário para check-ups.

Um exame que deve ser solicitado nos exames de rotina é o SDMA (Idexx), considerado o novo padrão de cuidados para diagnosticar e monitorar a doença renal. O SDMA é um indicador mais confiável e mais sensível da função renal se comparado ao exame que mede os níveis de creatinina. Identificando antes da Creatinina a doença renal aguda, lesão renal primária ou secundária e doenças concorrentes e a doença renal crônica (DRC);

Por ser um indicador também mais precoce, o SDMA pode detectar o impacto na função renal em até 48 meses antes em gatos e até 27 meses antes em cães. É muito mais tempo para controlar a condição e conduzir um tratamento efetivo.

Por isso, é importante conscientizar Médicos-Veterinários e tutores sobre a prevenção da doença e diagnóstico precoce, é o SDMA é um excelente aliado nessa hora.

Lembre-se: A prevenção sempre é o melhor caminho!

Até a próxima matéria.

Fonte da máteria: Site da Idexx, Site da Revista Veterinária, Site Pet Saudável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *